Berçário

Amamentação

amamentação 2.jpg
A Clínica Santa Helena incentiva o aleitamento materno, uma vez em que promove o maior contato e aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê, além de ser o alimento ideal, uma vez em que contribui para minimizar o risco de alergia e intolerância alimentar, promove o desenvolvimento adequado do bebê, diminui o risco de infecção e de hemorragia no pós-parto para a mamãe;
 
O leite produzido nos primeiros dias, denominamos de colostro, sendo rico em proteínas e componentes imunológicos. Aproximadamente 72 horas após o parto, teremos a apojadura, que é a descida do leite, as mamas aumento e a produção do leite tem maior volume.
 
O bebê, em aleitamento materno exclusivo, vai mamar sempre que solicitar, é denominado de livre demanda, não tendo um intervalo fixo entre uma mamada e outra. O tempo da mamada depende de cada bebê, do seu ritmo e da força de sucção, desta forma também não contabilizamos o tempo. O ideal é que a cada mamada seja realizado a oferta de um seio materno, alternando, para a segunda mamada. Quanto mais vezes o bebê mamar, a produção será maior.
 
Ao finalizar a mamada, está na hora de colocar o bebê, em posição vertical, para que se tiver deglutido o ar, este seja eliminado, o que chamamos de arroto, e que nem sempre vamos escutar. Se após arrotar, o bebê ainda realizar sinais de procura do seio materno, está na hora de ofertar a outra mama, para que o mesmo fique satisfeito, e, em seguida, colocá-lo em posição vertical.
 
Caso tenha contraindicação para amamentar, certifique-se com seu médico e comunique a equipe de enfermagem, que vamos orienta-la em como proceder com essa necessidade do seu bebê.
 
Durante o período de internação hospitalar, temos profissionais capacitados para a realização de auxílio, durante esse período de adaptação e aprendizado. Ideal sempre buscar informações adequada com os profissionais.
 
Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM)
 
Consciente da importância que existe no ato de amamentar, oferecemos o Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno em Domicilio, que consiste em uma visita técnica realizada por uma enfermeira com objetivo de acompanhar e orientar as mamães que após a alta hospitalar continuam com dúvidas ou dificuldades quanto à forma correta de amamentar.
 
O agendamento pode ocorrer durante a internação ou após a alta hospitalar através do contato 
telefônico pelos números 79 3216-1417 ou 9989-4204.
 
Untitled-1.png